O dia que o Samba deu aula de História

Por Fernanda Evarista

Nunca imaginei que um desfile de escola de samba pudesse ensinar mais história que todas as aulas que tive na vida. Uma história que nenhuma criança negra aprende na escola, pois enquanto os brancos possuem descendência conhecida e respeitada, como alemães, espanhóis, franceses, os negros sempre foram dadas como referência apenas a escravidão.

O carnavalesco da Estação Primeira de Mangueira, Leandro Vieira, em seu enredo “História para ninar gente grande”, lavou a alma de todos os esquecidos pelo processo de embranquecimento do povo brasileiro, tendo sempre os brancos como salvadores. Ele utilizou como vitrine uma das festas mais populares e de grande audiência do país para mostrar ao mundo o que os livros brasileiros sempre esconderam. Como desconstruir a imagem da princesa Isabel como “a redentora”, e exaltar personagens como o jangadeiro Chico da Matilde, que com a decisão de fechar os portos de fortaleza para o comercio de pessoas escravizadas, acelerou processo e contribui para o Ceara abolisse a escravidão bem antes da coroa.

Como bem cantou o samba, foi lindo ver que chegou a vez de “ouvir as Marias, Mahins, Marilles, Malês”, foi impactante ver alegorias em que “heróis” como Duque de Caxias, são retratados como de fato eram, exterminadores do povo negro. Que este samba se torne base para muitas aulas de história e para mostrar para o nosso povo negro, que nosso povo não nasceu escravo, foi escravizado, mas com toda a cultura nunca deixou de ser livre.

Um comentário em “O dia que o Samba deu aula de História

Adicione o seu

  1. Esse samba enredo é tão rico que caberia um “O dia que o samba deu aula de História – Parte 02”. Eu tive o privilégio de ser apresentado a esse samba de uma forma diferente ao convencional…como ele não cantado…mas sim Declamado! Entendendo minuciosamente estrofe por estrofe…palavra por palavra! Parabéns pelo texto e fico na expectatica da segunda e quem sabe da terceira parte!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: