Medalha Rosa Cabinda

Uma honraria de mulher para mulher

Por Fernanda Evarista

Na quarta-feira, 13, o plenário da Câmara Municipal de Juiz de Fora foi palco da solenidade de entrega da 2° edição da Medalha Rosa Cabinda, uma honraria entregue a 25 mulheres que de alguma maneira se destacam e fazem a diferença em suas diversas áreas de atuação.

Além da Rosa Cabinda, a cidade de Juiz de Fora, através de seus órgãos públicos, também conta com outras honrarias que são entregues, em sua maioria, a homens e pessoas “influentes”. Desta forma um dos grandes diferenciais da Medalha Rosa Cabinda é o fato de ter sido criada por iniciativa de vários movimentos sociais e feministas da cidade, e de ter os nomes das agraciadas indicados e escolhidos pelas mulheres que compõem estes movimentos, garantindo a diversidade e pluralidade entre as contempladas.

Outro fato importante é a simbologia no nome escolhido para a medalha. Rosa Cabinda foi escrava pessoal de Dona Carlota Halfeld, esposa do Comendador Henrique Halfeld, um dos fundadores de Juiz de Fora, e teve de recorrer à justiça para garantir seu direito de comprar a própria alforria, mesmo a esposa do comendador deixando em seu testamento este direito a ela. Rosa conseguiu a alforria através da justiça e se tornou a primeira mulher negra a utilizar o meio jurídico para ter direito a liberdade em Juiz de Fora.

Esta jornalista que vos escreve foi uma das agraciadas com a medalha pelo trabalho na assessoria esportiva, um meio muito masculino e massivamente branco. A gratidão por estar em meio a mulheres maravilhosas e essenciais em suas áreas foi imensa, porém a consciência da responsabilidade também. Responsabilidade por poder ser exemplo para outras meninas e mulheres “da pele preta”, que crescem nas periferias sonhando sem referências, ouvindo que servem apenas para os trabalhos mais básicos e sendo constantemente subjugadas pela origem e cor da pele. Gratidão pela oportunidade de mostrar que a força de luta de Rosa Cabinda segue no DNA da mulher preta juiz-forana.

Um comentário em “Medalha Rosa Cabinda

Adicione o seu

  1. Noite simplismente memorável! De poder acompanhar o reconhecimento de mulheres as quais, no seu cada um, fizeram e fazem total diferença para as pessoas ao seu redor! Viva as Rosas e as Marias de Juiz de Fora! Parabéns!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: