COMO TUDO COMEÇOU… UMA BREVE HISTÓRIA DO MOVIMENTO LGBT…

Apesar do comportamento homossexual ser comum em várias culturas e diferentes eras, a primeira organização de direitos LGBT documentada foi a “Society for Human Rights” (Sociedade para Direitos Humanos), registrada por Henri Gerber em Chicago no ano de 1924. Nos Estados Unidos, a comunidade lésbica só veio a ser oficialmente representada aproximadamente 30 anos depois, em 1955, pela “Daughters of Bilitis” (Irmãs de Bilitis) em San Francisco.

Por Klaus Lovengsthy

No Brasil, entretanto, a comunidade LGBT começou a se organizar somente na década de 1970 através de reuniões em espaços sociais como bares e clubes, nos chamados guetos. Além disso, as primeiras publicações LGBT, como “O Lampião da Esquina” fundado em 1978, começaram a tomar conta dos espaços fora dos guetos.
As lésbicas brasileiras começaram a participar de ”O Lampião da Esquina” já em 1979, com a publicação do artigo “Não Somos Anormais” no mesmo jornal.
A primeira publicação lésbica, o jornal “Chanacomchana”, começou a circular em 1981, distribuído sem autorização no Ferro’s Bar, localizado no centro de São Paulo. Graças ao “Chanacomchana” o Brasil teve o que veio a ser conhecido como o primeiro grande ato de resistência LGBT. No dia 19 de agosto de 1983, depois de serem expulsas do Ferro’s Bar por diversas vezes, as militantes lésbicas fizeram um ato político para reverter a proibição de distribuição do jornal.
Este ato foi comparado à “Revolução de Stonewall”, rebelião americana de 28 de junho de 1969 em que membros da comunidade LGBT resistiram à atividade policial que visava a dispersar e prender membros da comunidade LGBT, incluindo drag queens e transexuais. A partir deste dia, a comunidade LGBT americana se tornou mais disposta a militar publicamente e a reivindicar medidas contra sua criminalização e opressão.
No dia 28 de junho de 1970 as primeiras paradas LGBT aconteceram em Nova Iorque, Los Angeles e San Francisco. Esta data se tornou o “Dia Internacional do Orgulho LGBT”, em que paradas acontecendo em várias cidades do mundo.

A bandeira arco-íris foi desenhada por Gilbert Baker em 1978, transformando-se no símbolo do movimento LGBT. No Brasil, a primeira “Parada do Orgulho Gay” aconteceu em 1997 em São Paulo, evento que no ano de 2006 foi oficialmente denominado a maior parada de orgulho LGBT do mundo.

Fonte:
Sites internet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: