Racismo Mata

Provavelmente os leitores mais assíduos estavam questionando o porque de não ter textos novos nesta coluna, mesmo com tantos acontecimentos extremamente pertinentes ao tema da negritude nessas últimas semanas. Pois bem, minha explicação será também uma resposta ao senhor presidente que, em uma de suas muitas falas infelizes sobre o tema, disse que racismo é coisa rara no Brasil.

Por Fernanda Evarista

O crime que esse senhor diz ser raro me tirou a vontade de viver, me fez duvidar da minha capacidade profissional, me fez ter medo de digitar uma linha se quer em qualquer rede social, e não, não foram episódios escancarados, não foram xingamentos ao vivo ou palavras diretas. Racistas são covardes, se escondem atrás de mascaras e estereótipos de “pessoas de bem”, te atacam sutilmente quando cobram do seu trabalho três vezes que cobravam de sua antecessora branca, ou reagem a um erro de trabalho associando o mesmo a sua cor de pele com a imbecil frase: “tinha que ser preta”, entre tantas outras formas e frases sutis que vão mimando a autoestima e te empurrando para a senzala moderna.

Sempre li que o racismo mata e sempre achei que matavam com os 80 tiros no carro de uma família, ou as execuções por engano de pessoas negras. Mas ele é muito mais cruel pois pode matar de forma lenta e agoniante. Estive muito perto de desistir de tudo, mas me lembrei o quando tudo que já conquistei tem se tornado inspiração e referencia para outras tantas negras e que os meus ancestrais enfrentaram males muito piores para eu estar onde estou.

Então presidente e todos que pensam como ele, hoje estou tratando a depressão e ansiedade, mas com força suficiente para combater com mais afinco esse mal cruel e todos que se valem dele, chamado RACISMO.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: