Marketing Pessoal

A mulher da atualidade parece querer abraçar o mundo. Lota-se de afazeres e de obrigações, sempre cobrando de si mesma a perfeição em tudo aquilo que faz. Mesmo assim, ela consegue fazer tudo com maestria e “ainda com salto alto”… Diante de tantas tarefas e exigências do mercado de trabalho, além das competências, o marketing pessoal é fundamental. 

Por Lucieny Barros 

E você sabe o que é Marketing Pessoal?  

Marketing Pessoal é uma ferramenta usada para promoção pessoal de modo a ajudar alcançar o sucesso. É a ferramenta mais eficiente que faz com que seus pensamentos e atitudes, sua apresentação pessoal e comunicação, trabalhem a seu favor no ambiente profissional. Além desses detalhes o cuidado com a ética e a capacidade de liderar, a habilidade de se auto-motivar e de motivar as pessoas a sua volta, também fazem parte do Marketing Pessoal. 

Em palavras simples, consiste na “venda” da imagem que criamos de nós. É a “marca” individual que nos caracteriza enquanto mulheres e, principalmente, enquanto profissionais. 

E para começar a cuidar do seu Marketing Pessoal primeiro descubra quem você é e defina seus objetivos. 

Feito isso, siga as dicas abaixo: 

Cuide do visual 

Vestir-se adequadamente para o trabalho faz parte das estratégias de marketing pessoal. Entretanto, vestir-se bem não significa usar roupas caras e de grife, mas saber escolher peças que condizem com o ambiente corporativo no qual você está inserida. 

A make

A maquiagem também é um item relacionado à imagem e ao marketing pessoal. Assim como as roupas, toda a produção da make up deve levar em conta o seu ambiente profissional. Para não errar, aposte sempre em uma pele natural, use tons neutros e maquiagem pouco carregada. Por via de regra lembre-se o menos é sempre mais! 

Administre a linguagem pessoal 

O segredo do sucesso no marketing pessoal também está estritamente relacionado com a atuação no mercado de trabalho a partir da expressão verbal. Você deve saber utilizar a linguagem ao seu favor para demonstrar confiança e valor aos produtos ou serviços que comercializa. 

A grande maioria das mulheres bem-sucedidas tem o domínio da comunicação. Afinal, sem o poder de convencimento e persuasão, não há interesse do cliente em efetivar a compra. 

Fique atenta à postura 

Ao contrário do que muitos acreditam, a postura no marketing pessoal vai muito além da “coluna ereta e cabeça erguida”. Compreende-se por postura o conjunto de movimentos, gestos e comportamentos que fazem parte da linguagem corporal de cada indivíduo. Quando nos expressamos, utilizamos o corpo para contextualizar a fala e reforçar aquilo que queremos dizer. Portanto, saber quais são os movimentos adequados para cada situação é primordial. 

Em qualquer caso, evite utilizar movimentos bruscos, como balançar demasiadamente braços e mãos, apontar para a plateia a todo o momento, fazer caretas, entre outros. O olhar também diz muito sobre a postura. Manter contato visual durante o diálogo demonstra que você está prestando atenção e está interessada no que os outros têm a dizer. 

Use mídias digitais para aperfeiçoar o marketing pessoal 

No mundo conectado em que vivemos hoje, é mais do que essencial ser uma pessoa ativa nas redes sociais por diversos motivos. O principal deles é que você pode interagir com diversas pessoas ao mesmo tempo, além de construir sua imagem a partir de plataformas digitais, de grande alcance e totalmente gratuitas. 

Para ter um perfil que auxilie na construção da carreira, enfatize a qualificação profissional que você tem. Apesar de o Facebook disponibilizar ferramentas que auxiliem nesse aspecto, o LinkedIn ainda é a rede social mais indicada para tal finalidade. Ela é um verdadeiro curriculum vitae online!

Aprenda a estar sempre à vista 

Sabe aquela velha frase: “quem não é visto, não é lembrado”? Pois bem. Ela faz todo o sentido quando o assunto é marketing pessoal. Quanto mais você estiver visível aos olhos do mercado, mais as pessoas se lembrarão de você e do trabalho que desempenha. 

Vale ressaltar que, não importa o quão boa você seja em determinada função, execute-a sempre com humildade. 

Ao adotar as dicas apresentadas aqui, logo perceberá muitas mudanças no seu dia a dia. As pessoas que convivem com você passarão a valorizar cada vez mais a sua imagem como profissional e muitas oportunidades surgirão. É certo que, em pouco tempo, sua carreira começará a deslanchar como nunca! 

Viu como desenvolver um marketing pessoal eficiente não é um bicho de sete cabeças? Basta ter motivação, foco e disciplina. A escada do sucesso conta com vários degraus. Para chegar ao topo, você só precisa dar o primeiro passo. 

Um comentário em “Marketing Pessoal

Adicione o seu

  1. Super interessante esta matéria e muita vezes necessária. A primeira impressão sempre fica. “Marketing Pessoal é uma ferramenta usada para promoção pessoal de modo a ajudar alcançar o sucesso”, sempre e em todas ocasiões”
    Gostei muito.Parabéns o artigo é muito bom e a revista esta ótima.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: