Série: O Café Nosso de Cada Dia

Hoje, continuamos nossa conversa sobre o café. Vamos entender como e porquê os árabes são fundamentais na história do café, inclusive nas formas de preparo da bebida.
Ahla u sahla, bem-vindos, temos café!

Por Dy Eiterer

Atestada a eficácia do café no quesito renovação de energia, a planta viajou e novos métodos de se preparar a bebida foram surgindo. Até o décimo século, o café era dominado e consumido quase que exclusivamente pelos povos nômades. Isso explica porque entre os berberes a tradição de tomar café é o oferecer às visitas é tão forte.

Os beduínos do deserto esmagavam os frutos maduros do café e misturavam-no à gordura animal, obtendo uma  pasta que, durante suas viagens, eram consumidas. Também era possível beber o líquido obtido através da infusão da pasta com água fria.Ainda no século X, os Árabes descobriram a bebida preparada com água quente, que, por seu aroma e sabor, foi conquistando mais adeptos. Em meados do século XIII, surgiram nos países árabes as primeiras casas especializadas em servir café,  então conhecido como o “vinho árabe”.

Os mulçumanos logo passaram a usar o café como bebida estimulante, sendo consumido até  nas mesquitas ao longo das vigílias e orações. Quase dez séculos se passaram até que, na Pérsia, no século XVI, houve a primeira experimentação de torra dos grãos de café. Os árabes detinham todo controle de plantio, cultivo, colheita e preparação do café, sendo protegida por eles como um tesouro.Nenhum estrangeiro tinha acesso aos cafezais.As sementes só eram transportadas fora do pergaminho, em condições que não  brotam, impedindo que outros povos iniciassem o cultivo.Enquanto isso, outros povos buscavam ter acesso ao café…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: