CRONOLOGIA DO MOVIMENTO GAY * 1867 a 1960 *

Jamais conseguirão apagar a nossa história! O Movimento Gay político e organizado começou em 1867, não começamos em Stonewall.

Por Klaus Lovengsthy

Atualmente pessoas antigay do movimento LGBT estão reescrevendo a história do movimento gay, infelizmente esta tática de reescrita e apagamento gay é velha, aconteceu com Leonardo da Vinci, aqui no Brasil acontece com Santos Dumont, enfim, esta tática de apagamento gay faz parte do heterossexismo e manutenção do status quo.

O que é o movimento gay?

É um movimento liderado e fundado por gays, o objetivo deste movimento é a descriminalização da homossexualidade, direitos civis (parceria registada, casamento e adoção), criminalização da homofobia, empoderamento gay e conscientização.

O movimento gay não é movimento LGBT! O movimento gay foi fundado em 1867 e o LGBT em 1969, ou melhor, o movimento LGBT como conhecemos surgiu no anos 90.

Cronologia do movimento gay (alguns fatos):

1867, Karl Heinrich Ulrichs funda o movimento gay em Munique, Alemanha.

1869, os pais do comunismo e da atual esquerda, Karl Marx e Friedrich Engels, chamam o nosso ativismo/movimento de degeneração burguesa;

1896, publicada a primeira revista gay do mundo, “Der Eigene”.

1897, fundado o primeiro grupo gay, o comitê científico humanitário;

1919, criamos o primeiro filme educativo sobre homossexualidade “Anders als die Andern”, em Português, “diferente dos outros”;

1922, Albert Einstein, Hermann Hesse, Thomas Mann, Rainer Maria Rilke e Tolstói assinam uma petição criada pelo comitê científico humanitário para descriminalizar a homossexualidade na atual Alemanha;

1924, o Alemão Henry Gerber funda a sociedade de direitos humanos em Chicago, USA;

1933, Hitler assume o posto de Chanceler e dá um golpe na democracia alemã, tendo início a destruição da cultura gay, este ano é publicada a última edição da revista “Der eigene”.

1933, os nazistas destruíram nossos clubes em Berlim, Alemanha;

1934, os nazistas destruíram os nossos filmes, queimaram os nossos livros e mandaram centenas de ativistas gays para campos de concentração, inclusive destruíram o comitê científico humanitário;

1950, foi fundado o mais antigo grupo gay em atividade, o grupo gay da Suécia;

1950, foi fundado o segundo grupo gay do USA, sociedade mattachine;

1955, a homossexualidade foi classificada como doença por um médico cristão fundamentalista.

1960, na Conferência norte-americana de Organizações homófilas (NACHO), HAVIA 30 GRUPOS HOMOSSEXUAIS.

Todos esses eventos aconteceram antes de Stonewall (este aconteceu em 1969 em um bar gay e não tem muita importância política segundo os principais historiadores).

Estou citando alguns dos acontecimentos, existem centenas.

QUANDO A REBELIÃO DE STONEWALL ACONTECEU (1969), O ATIVISMO GAY TINHA 102 ANOS. O NOSSO ATIVISMO TEM MAIS DE 150 ANOS, PASSAMOS PELA PRIMEIRA GUERRA, VIMOS A REVOLUÇÃO RUSSA, A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL E TODAS AS MAZELAS DO SÉCULO XX.

Fomos perseguidos, demitidos, presos, humilhados, censurados, deportados, castrados e executados, somos Karl Heinrich Ulrichs, Magnus Hirschfeld, Max Spohr, Eduard Oberg, Max von Bülow, Benedict Friedländer, Kurt Hiller e tantos outros ativistas que moldaram a nossa história.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: