Problemas cardíacos no futebol: a aposentadoria precoce de jogadores

O volante do Atlético Mineiro, Adílson, 32, anunciou sua aposentadoria do futebol na última sexta-feira, 12.

Por Lucas Ignácio

Foto-capa: Adílson-Coletiva (Crédito de Imagem: Bruno Cantini/Atlético-MG)

Constatado com cardiomiopatia hipertrófica, o atleta decidiu junto aos médicos do clube a encerrar suas atividades dentro das quatro linhas. O então meio-campista do time mineiro se junta à lista de jogadores que se aposentaram por problemas cardíacos e de maneira precoce.

Natural de Bom Princípio (RS), Adílson foi revelado pelo Grêmio, atuando quatro anos pelo clube gaúcho de 2007 a 2011, se destacando no futebol nacional. No segundo semestre do último ano em Porto Alegre, o volante transferiu-se para o Terek Grozny, da Rússia. Em março de 2017, Adílson chegou ao Atlético Mineiro e até então tem contrato com o clube até dezembro de 2020.

Entre os jogadores que anunciaram sua aposentadoria precoce, tivemos mais atletas brasileiros: o goleiro Doni, o centroavante Washington, o volante Diogo Mucuri, os atacantes Éverton Costa e Fabrício Carvalho, além do meio-campista Renato Abreu.

O jovem Diogo Mucuri passou mal em um treino do Cruzeiro na Toca da Raposa II e se retirou aos gramados com apenas 20 anos. O maior artilheiro do Campeonato Brasileiro até então, Washington, o Coração Valente, passou por angioplastia e cateterismo em 2002 e se aposentou dois anos depois. Fluminense e Atlético Paranaense foram os times nos quais ele se destacou.  

Destaque no Azulão nos anos 2000, o atacante Fabrício Carvalho, seguindo o mesmo caminho de Washington, tentou retornar aos gramados, atuando pelo Goiás (2007) e Araxá (2013), após ter sido detectado uma arritmia cardíaca em 2004. No entanto, o desfecho foi o mesmo do artilheiro e a aposentadoria foi anunciada posteriormente.

No Rio de Janeiro, o ex-atacante do Vasco, Éverton Costa, anunciou aposentadoria aos 28 anos, após partida contra o Resende pela Copa do Brasil, no ano de 2014. Após cirurgia, o então jogador do Gigante da Colina, teve que colocar marca-passo. Já o armador, Renato Abreu, conhecido pela torcida rubro-negra, passou por cirurgia para corrigir uma taquicardia no ventrículo direito do coração em 2002, quando estava no Flamengo.

Convocado para a Copa do Mundo de 2010, Doni se retirou do futebol em 2013, aos 32 anos, quando ainda atuava pelo Liverpool. Em realização de exames, foi constatado arritmia cardíaca, depois do goleiro ter sofrido uma parada cardiorrespiratória. Tentou retornar ao futebol, atuando pelo Botafogo-SP, mas não entrou em campo e optou pela aposentadoria.

Companheiro de Fabrício Carvalho no Azulão, o ex-zagueiro do São Caetano, Serginho, faleceu após sofrer um mal súbito na partida contra o São Paulo em 2004. O jogador ainda foi socorrido dentro do gramado, porém ao chegar no hospital, não resistiu e o óbito acabou se confirmando.

Pelo mundo, temos o goleiro Iker Casillas, campeão mundial pela Espanha em 2010, o volante Favrice Muamba, jogador revelado pelo Arsenal, o zagueiro Dani Jarque, ex-Espanyol e amigo de Andrés Iniesta, autor do gol do título da Espanha na Copa do Mundo de 2010, além dos falecidos Miklós Féher, atacante húngaro de 24 anos que atuava pelo Benfica, e Marc-Vivien Foé, 28, meio-campista do Camarões que atuou na vitória sobre a Colômbia pela semifinal da Copa das Confederações em 2003.

Galeria de fotos: Créditos de Imagem: Doni(Reprodução), Éverton Costa (Reprodução), Serginho (Área Vip), Adílson (Reprodução), Renato Abreu (Bruno de Lima/VIPCOMM), Fabrício Carvalho (Djalma Vassão/Gazeta Press), Diogo Mucuri(Divulgação) e Washington (Wallace Teixeira/PhotoCamera)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: