Um Café e Dois Dedos de Prosa

Segundo o cronista otomano, İbrahim Peçevi, a abertura da primeira cafeteria em Istambul, na Turquia, foi o Kiva Han, em 1475, sendo a primeira casa especializada em café do mundo.

Por Dy Eiterer

Consta que um homem chamado Hâkem (Hakam), de Aleppo, e outro chamado Şems (Sams), de Damasco, estando em Constantinopla, abriram essa grande loja no distrito de Tahtakale e começaram a fornecer café.

A partir dela, novos espaços foram surgindo e, no século XVI, em meados de 1574, as cafeterias egípcias do Cairo e as de Meca, na Península Arábica, eram importantes centros sociais e pontos de encontro de poetas e  artistas.

Enquanto o Islã se expandia, o café seguia suas trilhas, ganhando espaço não só entre os muçulmanos, mas com todos os povos das novas regiões.O café passou, então, de bebida energética e saborosa para também um local de reuniões e um hábito social.

É comum até os dias de hoje que pessoas se reúnam nos cafés para apreciar a bebida, fazer reuniões, jogar, entre outras atividades.

Na Turquia, o café têm uma forte importância cultural através do “café turco”, nos pedidos de casamento. Como um prólogo matrimonial, a família do noivo ao visitar a família da noiva para pedir sua permissão e bênçãos para o casamento é recebida com um café turco.

Durante esta reunião, a futura noiva deve preparar e servir o café turco aos convidados, mas,  no café do noivo, ela deve usar sal. Se o futuro noivo beber seu café sem qualquer sinal de desagrado, demonstrará que é bem-humorado e paciente.

Sobre o Café Turco: é feito em um ibrik (cezve), vasilhame próprio para seu preparo, adicionando-se o pó de café em uma moagem muito fina à água fervente e deixando-o em infusão por alguns minutos. Servido em uma xícara, a borra assenta e o café pode ser bebido. A borra que fica nas xícaras podem ser lidas (cafeomancia) de acordo com a tradição.

Um comentário em “Um Café e Dois Dedos de Prosa

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: