Café Turco: Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade

Tomar um cafezinho, no Brasil, é um hábito corriqueiro que herdamos ao longo da história com nossos colonizadores, mas, na Turquia, mais do que um hábito, é um traço da identidade do povo que, por ser tão importante no mundo todo, já que foi a partir de lá que o café se expandiu, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) tornou o Türk Kahvesi (Café Turco) um Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, em 2013.

Por Dy Eiterer

O que levou a essa decisão foi a preservação da tradição do preparo da bebida, existente há mais de cinco séculos,  já mostrado em artigos anteriores, bem como aforma de servido, sempre acompanhado de um copinho de água para se preparar o paladar para o sabor do café.

Outro destaque é a prática da leitura da borra de café que faz parte do rito de se tomar um café turco.

As referências à bebida não estão só nos hábitos sociais e nas casas de café espalhadas por toda a Turquia, mas também em sua literatura e cancioneiro popular, sendo uma temática constante.O título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade do Café Turco foi conferido pela UNESCO na 8ª Sessão do Comitê Intergovernamental, que ocorreu entre 2 e 7 de dezembro de 2013, em Baku, no Azerbaijão, e os países membros do comitê foram: Albânia, Azerbaijão, Bélgica, Brasil, Burquina Faso, China, Egito, Espanha, Grécia, Granada, Indonésia, Japão, Letônia, Madagascar, Marrocos, Namíbia, Nicarágua, Nigéria, Peru, Quirguistão, República Theca, Tunísia, Uganda e Uruguai.

De acordo com a tradição do Türk Khavesi, sua preparação deve obedecer a seguinte sequência: moer o pó do café de forma  muito fina, e fervê-lo dentro do cevze ou ibrik, um bule de latão com água, açúcar. Em algumas regiões a bebida é feita com especiarias, principalmente o cardamomo.   O café deve ter uma espuma ao final de seu preparo para garantir a sua qualidade.

Lá no Canal da Revista Duas Bandas e um Cujuntinho tem o vídeo institucional do Türk Khavesi, disponível na página da UNESCO para promover esse Patrimônio Cultural!

https://www.youtube.com/watch?v=rDkBgIkjKEw&feature=youtu.be

Um comentário em “Café Turco: Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: