Chicletes, o vilão que engana o cérebro

Você tem o hábito de mascar chicletes?
Bom pessoal, vocês já devem ter ouvido falar de tudo sobre chicletes não é mesmo? Que chiclete engorda, que chiclete ajuda controlar a saciedade a fome, que emagrece, que chiclete controla o estresse, que chiclete faz mau pros dentes, tem aqueles que deixa os dentes brancos. Enfim, são muitos os dizerem por ai sobre essa goma de mascar e que muitos já tem o hábito de mascar quase todos os dias.

Por Silvana Paulino Naturóloga

Você sabia que essa goma de mascar sintética que mascamos hoje quando foi descoberta pelos nossos antepassados era NATURAL? E fazia bem?

Pois é, mais como no mundo hoje é quase tudo industrializado de forma sintética e viciante, então vira esse consumo veloz que nos destrói a cada dia..

O povo grego, tinham o costume de mascar resinas extraídas de árvores . Esse costume era comum também no continente Americano, antes da colonização Européia. As civilizações pré colombianas como os Maias e os Astecas, mascavam látex da árvore de Sapotizeiro (Sapota zapotilla). Essa resina os nativos dava o nome de “chicle”. E essa árvore dá uma fruta que chama Sapoti que até hoje é subutilizada pela industria alimentícia no nosso país.

Essa guloseima que conhecemos hoje surgiu em 1872 onde o Americano Thomas Adames fabricou o seu primeiro lote de chiclete, aromatizado com resinas NATURAIS como o extrato de alcaçus e abriu vária fábricas.

Mas… após a segunda guerra as resinas NATURAIS foram substituídas por substancias sintetizadas a partir do refino de  Petróleo. Agora vocês imaginam o motivo… Claro.. foi o custo dessa fabricação, pois a resina NATURAL era muito mais cara que a borracha sintética..

Hoje essa goma sintética é feita de vários derivados de Petróleo, como resinas e parafinas, açúcar e adoçantes (o tal chiclete sem açúcar), xarope de glicose, corantes e aromatizantes.

Agora vamos ao que interessa porque o Chiclete faz mau e engorda?

Primeiro você precisa similar seu corpo a uma máquina por exemplo, seu cérebro recebe informaões e manda essa informação para onde precisa, entendeu?

Vamos primeiro porque o chiclete faz mau ao estômago? Quando você mastiga um chiclete seu corpo entende que você está ingerindo um alimento certo? Então ele começa a produzir as substâncias necessárias para a digestão, então mastigamos, mastigamos.. e nada chega ao estômago, as substâncias que ele produziu não são utilizadas, complicando e dando problemas como azia, gastrite e até úlcera.

Agora o que todos queriam saber, porque o chiclete engorda?! Vamos então analisar no exemplo que dei antes: – Você coloca o chiclete na boca e começa mascar, você está mandando um sinal para seu cérebro que está engolindo açúcar, pode não ser açúcar, mas entra no receptor como açúcar, ai o cérebro é avisado que está vindo açúcar, então ele vai mandar estimular o Pâncreas a produzir a insulina. Ou seja, se eu mascar chiclete quase o dia todo ou todo dia, mesmo sem açúcar,eu começo a engordar e não entendo porque se mastigo justamente pra comer menos.

Você não engoliu nada, mas você estimulou receptores pro açúcar na sua boca, então foi comunicado ao seu cérebro que como disse antes avisa ao Pâncreas pra produzir a insulina, que é um hormônio que engorda, o açúcar aumenta no sangue a glicemia (glicose) e esse aumento de glicemia faz o pâncreas produzir mais insulina que é um hormônio lipogênico.

Ele engorda e envelhece, quanto mais insulina tiver menos vai viver na sua idade biológica, não estou me referindo na idade cronológica (a da certidão de nascimento), na sua idade cronológica você pode ser velho mais na biológica você pode ser jovem, entendeu?

E continuando os males do chiclete ele também faz mau para os dentes serve de alimento para bactérias dentro da boca, essas bactérias alimentadas podem soltar substancias ácidas que causam cáries.

“Então para as pessoas que mastigam chicletes para aliviar o estresse, a ansiedade, Eu recomendo procurar outros tratamentos, e que seja NATURAL é claro.”  

E claro que as propagandas para venda dessa gostosa guloseimas são muitas.. e temos de vários tipos né.. mais antes se não ficou claro procure um especialista da área da Saúde para saber melhor o que pode te causar.
E lembre se:  “O REMÉDIO ESTA NA NATUREZA”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: