Pan 2019: os casais iluminados do taekwondo brasileiro

Netinho e Talisca Reis (Crédito: Divulgação)

O taekwondo brasileiro fez história em Lima, no Peru. Na última segunda-feira, 30, os atletas da equipe da Two Brothers Team, de São Caetano do Sul, Ícaro Miguel, Raiany Fidélis e Milena Titoneli alcançaram o pódio na 18º edição do Pan-Americano.

Por Lucas Ignácio

Ícaro conquistou a medalha de prata na categoria de até 80 kg, o bronze veio para a Raiany na categoria acima de até 67 kg e a Milena almejou o topo e conseguiu a inédita medalha de ouro na categoria de até 67kg.

O Brasil fez a melhor participação do país na modalidade em todos os tempos nos Jogos Pan-Americanos. Com as conquistas de Raiany, Ícaro e Milena, o taekwondo brasileiro alcançou sete medalhas: dois ouros, duas pratas e três bronzes, superando a performance no Pan do Rio em 2007 com um campeão, dois vices e uma terceira colocação.

O fato que chamou mais atenção nesta campanha histórica foi à conquista afetiva de dois casais medalhistas: Ícaro Miguel e Raiany Fidélis e Talisca Reis e Edvaldo Pontes, o Netinho. Ambos somaram um ouro, duas pratas e um bronze. Tudo começou com o casal de namorados: Talisca e Netinho.

Em caminhada difícil até o vice-campeonato, Talisca venceu a norte-americana Monique Rodriguez por 29 a 20, saindo em desvantagem no primeiro round. Em outro embate complicado na semifinal, a luta foi decidida apenas no round de desempate com a punição da adversária da brasileira. Após três rounds de estudo e sem alteração no placar, Andrea Ramirez foi punida por golpe irregular em Talisca, que carimbou a vaga do Brasil na final.

Na decisão, a mexicana Daniela Souza, saiu perdendo para Talisca, mas conseguiu a virada e o ouro de forma tranquila no final. Apesar da derrota, Talisca Reis quebrou um tabu de 12 anos e se tornou a segunda mulher do país a disputar uma decisão no taekwondo dos Jogos Pan-Americanos.

Edival Marques “Netinho” conquistou o ouro no taekwondo na categoria até 68 kg, após vencer a final contra o dominicano Bernardo Pie por 17 a 14. Dominante nas primeiras lutas, o brasileiro venceu o costarriquenho Juan Soto e o chileno Ignacio Morales por 30 a 17 e 18 a 7, respectivamente. Apenas na decisão, Netinho passou por dificuldades, mas soube reagir e no fim acertou um belo chute na cabeça do adversário para chegar à medalha dourada.

O casal Ícaro Miguel e Raiany Fidélis conseguiram traçar o mesmo caminho de Talisca Reis e Edival Marques. Com a presença dos pais, Ícaro Miguel superou o portorriquenho Elvis Barbosa (21 a 17), na estreia, passou de forma sofrida pelo Moises Hernandez (8 a 7), na semifinal, mas saiu derrotado na decisão contra o colombiano Miguel Angel Trejos, em luta equilibrada.

Acompanha também pelo pai, Raiany venceu a haitiana Aniya Louissaint com tranquilidade, mas teve luta dura nas quartas-de-final com a dominicana Katherine Rodriguez. Com a lesão da adversária, a brasileira avançou no torneio. Na semifinal, Raiany foi superada pela colombiana Gloria Mosquera e foi para a disputa do terceiro lugar. Na disputa do bronze, quem dominou foi a brasileira, encerrando a disputa com vitória por 7 a 0 sobre a venezuelana Carolina Fernandez.

Declaração do técnico Reginaldo dos Santos, técnico da seleção brasileira;

“Os resultados do Brasil estão vindo de forma surpreendente para muitos, mas para nós que trabalhamos com os atletas diariamente, isto é fruto de um trabalho diário. dedicação diária. Demos um passo importante para os Jogos Olímpicos de Tóquio, temos atletas que fizeram história no último mundial com cinco medalhas e agora sete medalhas no Pan-Americano de Lima com o ouro inédito da Milena Titoneli, que treina junto com a Raiany Fidélis e Ícaro Miguel. As conquistas é um feito importante para o país e concretiza mais o taekwondo como uma potência mundial e o trabalho continua, temos algumas etapas do Grand Prix, etapa de um dos campeonatos mais importantes visando o mundial. É continuar trabalhando, visando a escolha dos atletas para as Olimpíadas.”

Slideshow: Ícaro Miguel, Milena Titoneli, Netinho Raiany e Talisca Reis (Crédito: Reprodução)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: