Em nome de Allah, é proibido tomar Café!

Dy Eiterer

Como o café renovava as energias e estimulava a criatividade, ao longo do tempo, alguns muçulmanos da cidade de Meca, na Arábia Saudita, o consideravam um problema, chegando a compará-lo com as bebidas alcoólicas, proibidas pelo Islã, de acordo com o Alcorão.

Mesmo a maioria dos muçulmanos aprovando e consumindo o café, alguns ainda o consideravam um risco à integridade dos fiéis por conta de sua ação estimulante e, em 1511, Khair Beg, um governador de Meca tentou proibir a bebida,  mas o sultão do Egito mandou executá-lo e, na sequência,  declarou que o café era uma bebida sagrada.

Logo após o acontecido, várias cafeterias foram abertas no Cairo e o café foi cada vez mais se afirmando no mundo árabe e ganhando importância social e comercial, até expandir para a Europa  (assunto para outro post!).

No século XVII, em 1656, um grão-vizir do Império Otomano, Koprulu,ordenou que se fechassem todas as cafeterias do império sob o argumento de que, nessas casas, se discutiam e contestavam a política vigente.

Havia a pena de chibatadas para os infratores pegos na primeira vez e pena de morte por afogamento  no caso de reincidência. A pena se trata de amarrar o infrator em um saco de couro e, depois, jogá-lo no Estreito do Bósforo.

Por fim, o café não ficou por muito tempo proibido e as cafeterias, ainda que fiscalizadas por questões políticas continuaram a se espalhar pelo Oriente e, logo, ao Ocidente, como veremos nos próximos capítulos.

(banquete de um álbum turco de miniaturas e caligrafia do século XVI ou XVII mostra homens bebendo café e jogando gamão)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: