Desacatar

Klaus Lovengsthy

É correto, então, xingar? Desacatar?? Eis a questão!!

Homofobia interna não é xingamento. Egodistonia não é ofensa. Se você quer xingar alguém que é gay (independente de ser assumido ou enrustido) não use a sexualidade e identidade homossexual como xingamento.

Homofobia interna é um problema que afeta muitos homens gays, inclusive prejudica a saúde deles. Egodistonia é um sério problema também, que pode levar uma pessoa a se mutilar, ou cometer suicídio. E veja só a novidade: homens gays assumidos, que se reconciliaram consigo mesmos e (para usar a palavra da moda) se ”desconstruíram”, também podem sofrer os efeitos da homofobia interna, inconscientemente. A atitude de ”acusar” alguém de ser ”bich@ enrustida” é reveladora neste sentido; primeiro porque é difícil de disfarçar a motivação que resultou na acusação, que é frequentemente a raiva.

A raiva induz a agredir; e a agressão vem sob a forma da ”acusação de homossexualidade”. A ”acusação de homossexualidade” é sintoma da homofobia interna: é necessário ver algo pejorativo na homossexualidade para usá-la como ”acusação”. É verdade que a desculpa padrão para se justificar o emprego da ”acusação da homossexualidade” é aquela alegação de que se está acusando na realidade a ”encubação” da homossexualidade. Entretanto, nas entrelinhas do discurso, a preferência linguística por termos injuriosos para se referir à homossexualidade implicitamente desmascara essa desculpa. Mesmo o tom com que se diz a palavra neutra ”homossexual” pode indicar nestes casos a intenção de ofender. E, por fim, o que deveria ser alvo da nossa indignação não é a homossexualidade enrustida, mas a heterossexualidade compulsória. Homossexuais enrustidos só existem porque há um regime político e social criado e mantido por heterossexuais que é responsável pela sua existência. Mas ninguém irá usar a heterossexualidade como xingamento, não é mesmo?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: