Cérebro x intestino: Um caminho de mão dupla

Silvana Paulino
(naturologista clínica)

Você sabia que tanto seu humor pode afetar o aparelho digestivo quanto seu aparelho digestivo pode afetar seu humor? E que os neurônios da sua barriga podem interferir, sem que você perceba, no seu cérebro? Afetando seu comportamento, suas emoções e até seu caráter?

O intestino tem neurônios e aloja trilhões de bactérias. Ai você me pergunta: Neurônios no abdome? Sim… estou falando das mesmas células que constituem o cérebro, olha que legal! O intestino tem cerca de 500 milhões delas. Os neurônios intestinais chamam atenção também pela sua farta produção de serotonina, molécula que nos leva ao estado de bem-estar; 90% da serotonina descarregada pelo corpo é fabricado ali.

A serotonina é um dos mais de 30 mensageiros químicos montados no ventre, eles são encarregadas de transmitir recados de um lado para outro e estabelecer comunicação entre intestino e o cérebro. Você sabia que essa transmissão acontece por um nervo que passa pelo tórax e liga o sistema gastro intestinal á cabeça? Esse nervo se chama Vago. Entendeu agora porque é um caminho de mão dupla? Ou seja o nervo Vago é a via de mão dupla,é um mandando informação para o outro através dessa via. Esta começando entender o motivo pelo qual  quando estamos estressados na maioria das vezes nosso intestino é afetado?

A serotonina é um neurotransmissor que afeta muitas funções corporais como por exemplo o peristaltismo(movimento involuntário que o intestino faz para empurrar o bolo alimentar e permitir que a digestão aconteça no lugar certo). A flora intestinal também interfere nessa conexão,a microbiota tem papel decisivo na manutenção da saúde,ela auxilia a digerir alimentos e a nos proteger de infecções.

A ansiedade, depressão e baixo astral desequilibram a flora e podem ocorrer crises como por exemplo a síndrome do intestino irritável que dá muita diarreia,ou dificuldade de evacuar, sem uma razão aparente.

E a serotonina está associada a muitos transtornos psiquiátricos,que sua concentração pode ser reduzida pelo estresse e influenciar o humor,a ansiedade e a felicidade. Então, pessoal,vários estudos tem mostrado evidências sobre diferenças encontradas no microbioma  intestinal de pacientes com transtornos mentais,como depressão por exemplo.

Agora, o mais importante você me pergunta: Então como manter uma boa comunicação entre Cérebro e intestino de uma forma NATURAL?

Então, vamos lá:

  • Siga uma dieta bem diversificada para diversificar o microbioma intestinal,e uma alimentação saudável rica em fibras. Se o intestino estiver preso, evite pão de sal, goiaba, gelatina, mandioca, caju, banana verde e consuma: folhas verdes, mamão, uva, abacate, ameixa, frutas com cascas (que são ricas em fibras), sementes como linhaça, chia, semente de abóbora, gergelim, cereais integrais como aveia.
  • O Kefir também é muito bom, ele é rico em nutrientes e probióticos benéficos para a digestão e o intestino.
  • Se já tem algum problema intestinal, evite álcool, cafeína, comidas apimentadas.
  • Tente dormir melhor: se você muda ou interrompe o relógio biológico alterando os padrões de sono, também prejudica seu intestino.
  • Pratique atividade física pelo menos 3x por semana, seu intestino e seu cérebro irão te agradecer. 
  •  E o mais importante também: reduza os níveis de estresse,de ansiedade, muitas das vezes não conseguimos controlar nosso emocional e adoecemos… Mas, para evitar isso, procure um profissional. O naturólogo, por exemplo, irá te tratar indicando uma boa alimentação e remédios naturais de acordo com seu caso.

Faça seu caminho ser um só,que é ter estilo de vida saudável,fará bem tanto para seu cérebro tanto pra seu intestino… E não se esqueça: O REMÉDIO ESTÁ NA NATUREZA!

4 comentários em “Cérebro x intestino: Um caminho de mão dupla

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: