O controle popular como mote para a ação

Padre Eduardo Faria

Quem acompanha nossa coluna se deparou, na semana passada, com o questionamento e a mobilização contra a licitação de locação do transporte público. Parece-nos ter surtido efeito toda a mobilização efetivada, eis que a referida licitação foi suspensa sem dia para retornar à pauta da Câmara Municipal.

Para além disso, um vídeo onde o amigo Silvio Mcauchar questiona gastos do governo municipal também viralizou, mostrando toda a indignação da população contra o modelo de gestão que vem (ou não) sendo praticado no município. Diante das manifestações, a Prefeitura lançou um vídeo tentando justificar algumas práticas e relativizando alguns posicionamentos do munícipe.

O mais importante neste evento é que a manifestação popular “provocou” um movimento na administração pública, no sentido de verificar as denúncias e se pronunciar (não analisaremos neste artigo o teor da resposta) acerca das mesmas.

O que deve chamar a atenção do leitor é que resta demonstrado que o poder popular manifesta-se, como sempre, como a principal ferramenta capaz de transformar a realidade social e política, em todas as esferas.

A pergunta que se coloca é: POR QUE ENTÃO AINDA VEMOS TANTOS EQUÍVOCOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA?

A resposta não é tão simples quanto parece, mas aponta para a direção da necessidade de formação popular e de busca por conhecimentos “para além da superfície” . Aprofundar em todas as informações, reflexões e propostas que se encontra na internet é um dos principais fatores que pode mudar essa realidade. Mas, por outro lado, a máxima de Karl Marx ainda se aplica, e com muita pertença, aos dias atuais: 
“TRABALHADORES DO MUNDO INTEIRO, UNI-VOS!”

Que “o povo unido jamais será vencido” está mais do que provado, resta somente saber como o povo tem se comportado e contra o quê este mesmo povo tem lutado.

E você, de que lado está?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: