Enxaqueca: tratamento natural é o melhor remédio

Silvana Paulino
(naturologista clínica)

A enxaqueca é uma dor de cabeça muito forte e difícil de controlar. Pra quem sofre de enxaqueca frequente, o tratamento natural é o melhor remédio e muitos não sabem disso.

Então, pessoal, quem não leu minha matéria da semana passada corre lá, uma se liga na outra… Assim, você pode entender melhor porque a enxaqueca, na maioria das vezes, vem com náuseas e vômitos…

A enxaqueca é um dos tipos de cefaleia (dor de cabeça): é a dor de cabeça latejante, em um ou dois lados da cabeça. A enxaqueca começa quando as células nervosas, já em estado de hiperexcitabilidade, reagem a algum gatilho frequentemente externo. Ela ocorre com o envio de impulsos para os vasos sanguíneos, causando constrição (relacionado a aura) seguida de uma dilatação (expansão) e da libertação de prostaglandinas, serotonina e outras substâncias inflamatórias que causam a dor.

Muitos têm sensibilidade à luz, a cheiros, ao barulho, além de náuseas, vômitos, tonturas. Têm também sensibilidade ao passar mal em viagens de carro, ônibus, barco. E vários outros sintomas, dependendo da pessoa.

O que causa a enxaqueca é: dormir mal, irritação e alterações do humor, excesso de cafeína, falta de exercícios físicos. Ficar sem comer por um longo tempo, o que pode gerar uma queda na taxa de açúcar do sangue e provocar a produção de substância que causa a dor é outro motivo. Alimentos como chocolate, frutas cítricas, muito gelados, gordurosos ou com condimentos ricos em glutamato monossódico também são fatores.

Agora, os principais motivos que desencadeiam ainda mais as dores: preocupação excessiva, ansiedade, tensão, estresse. Uso excessivo de analgésicos também é prejudicial, pois eles NÃO tratam a enxaqueca, só aliviam a intensidade e a duração das crises.O uso de analgésicos pode vir a torná-la CRÔNICA, PIORAR a enxaqueca, deixando-a mais resistente e mais frequente. Isso é muito importante, pessoal, pois muitos não sabem disso.

Como tratar

Uma boa forma natural para tratar a enxaqueca está na alimentação: consumir alimentos certos, antes, no dia a dia, e assim que a dor começar. É importante não ficar sem comer por períodos longos.

Deve-se evitar comer alimentos que causam enxaqueca, como: pimenta, café, guaraná, bebidas energéticas, refrigerantes, chá verde, chá preto, abacaxi, frutas cítricas, chocolates, carnes processadas como presunto, salame, linguiça, salsicha, por conterem muitos aditivos. E o mais importante a ser evitado: sopas prontas, como macarrão instantâneo, também por excesso de aditivos, além de temperos prontos como Ajinomoto, cubos de carne etc.

Acorde e durma sempre em horários semelhantes e faça refeições leves à noite. Mantenha um ritmo de atividades física regular, de pelo menos 3x por semana e de intensidade leve a moderada. Os execícios previnem o aparecimento da enxaqueca. Evite ainda mudanças bruscas de temperaturas, como saunas, por exemplo.

Um ótimo suplemento natural para enxaqueca é o girassol; ele é rico em magnésio, ajudando a combater os sintomas da enxaqueca. Chá de camomila com laranja, com louro e limão também é excelente.

A alimentação deve ser rica em alimentos como peixes, atum, sementes como linhaça, ricas em Ômega 3. Amêndoas, amendoim, castanhas são ricos em selênio, mineral que diminui o estresse.

Alimentos com propriedades calmantes e ação anti-inflamatória e antioxidante são importantes para a enxaqueca, pois atuam no cérebro liberando substâncias que diminuem a inflamação e promovem o bem estar. Mas, para que isso ocorra e você fique bem, essa alimentação tem que ser de fato seguida com muita dedicação todos os dias, CASO CONTRÁRIO AS CRISES IRÃO PERMANECER.

Chá de gengibre também é muito bom, pois tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias que ajudam aliviar a dor. Chá de maracujá, erva cidreira, flor de lavanda e alimentos ricos em vitaminas do complexo B, como feijão e grão de bico ajudam a proteger o sistema nervoso central.

IMPORTANTE: Tem vários tratamentos naturais também excelentes para tratar a enxaqueca, como a homeopatia, por exemplo. A homeopatia é um tratamento mais individualizado, que busca primeiro conhecer o paciente como um todo.

Ela vai tratar as características físicas e mentais, de acordo com cada sintoma específico, como: horário de aparecimento, posição de agravação para melhora, relação com alimentos, estresse, ansiedade, o que está ligado a esse estresse ou a essa ansiedade, sintomas que acompanham, traumas…

Tudo é levado em consideração, e talvez o remédio que seu amigo(a) toma pra enxaqueca não será o mesmo que você irá ter que tomar, pois para cada indivíduo é feita sua análise individualizada, dentro da homeopatia, e é tratado de acordo com cada caso, e não como na alopatia, que na maioria das vezes receita o mesmo analgésico para todos, entenderam?

Então, para quem nunca tentou, vale a pena tratar com homeopatia, sem contar que é um tratamento natural, que não irá te encher de metais pesados e ainda não apresenta efeitos colaterais.

  • Dedique-se a essas dicas e viva sem dor todos os dias.
  • Aprenda a viver dentro de seus próprios limites.
  • Cuide de seu corpo de forma natural, é a forma mais saudável que existe. Fazendo isso, terá uma boa saúde sem intoxicação e sem dor.
  • E diga: ENXAQUECA, NUNCA MAIS! 

Lembre-se: O REMÉDIO ESTÁ NA NATUREZA!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: