Com ideia inicial gerada na criação do Grêmio Folclórico Teuto-Brasileiro (1967), que promoveu o primeiro Festival de Chope em 1969, a Festa Alemã atual é uma das joias culturais de Juiz de Fora. Atraindo um grande público e mobilizando a cidade, é símbolo da importância e integração dos descendentes alemães na sociedade.
Hoje, encampa importante lugar no calendário oficial de festividades da cidade, junto ao Miss Brasil Gay (ver artigo aqui) e ao Festival de Música Colonial e Antiga (ver artigo aqui).
E através da lei nº 12.621, de 9 de julho de 2012, a Deutsches Fest – Festa Alemã tornou-se uma utilidade pública para fins de registro e efeito de proteção e preservação, como bem característico dos grupos culturais colonizadores da cidade, juntamente com o modo de fazer o pão alemão, tradicional entre os imigrantes alemães, que foi registrado como Bem Imaterial pelo Decreto nº 10.232, de 5 de maio de 2010.
Em sua organização, no início, várias entidades se ajuntavam pelo bem comum: melhorar a situação do bairro, divulgar sua cultura e não perder de vista as suas tradições.
A Igreja Católica, a Igreja Luterana, a Sociedade Pró-Melhoramentos do Bairro Borboleta (SPM), o Esporte Clube Borboleta, a Fundação Espírita Aurílio Braga e a Escola de Samba Borboleta são exemplos de integração que mostram a pluralidade na construção da Festa Alemã.

Entre os destaques de todas as edições estão tanto as barracas com nomes das famílias dos imigrantes quanto os pratos da tradicional culinária alemã, com suas tortas e o pão alemão, o joelho de porco, o chucrute, as salsichas e variados tipos de cervejas, não excluindo outras culinárias.
Entre as atrações culturais estão as apresentações de danças, as músicas e o comércio receitas das famílias alemãs, fato que possibilitou que a Festa se tornasse utilidade pública e o pão alemão um bem imaterial.
Além de tudo, a Deutsches Fest se caracteriza pela ligação entre as temporalidades, as gerações, sendo um forte elemento na formação da identidade da comunidade.
Então, vamos aproveitar mais essa expressão cultural da cidade e prestigiar a festa e valorizar nosso bem cultural! Este ano, a Festa Alemã acontece até o dia 15 de setembro, domingo, no bairro Borboleta.
Deixe um comentário