Mulheres contra o café – Inglaterra, 1674

Dy Eiterer

Por mais que mulheres como Anne Rochford e Moll King fossem proprietárias de Casas de Café e que algumas mulheres trabalhassem em algumas casas, a maior parte delas se sentia incomodada com o café.

As frequentadoras das Casas de Café, inclusive, eram mal vistas na sociedade e recebiam adjetivos como “não respeitáveis” e eram deixadas à margem das outras, tidas como mais dignas.

Uma breve explicação:  as mulheres dignas ou respeitáveis, não frequentavam espaços reservados à vida pública como bares e cafés e ficavam restritas à vida doméstica e aos cultos religiosos.

E foi em 1674 que as mulheres respeitáveis escreveram uma petição pública na qual solicitavam o fechamento das casas de café e a proibição do consumo da bebida  que, segundo elas, era  “uma bebida que seca e enfraquece”. Uma reclamação acerca da virilidade masculina após o consumo do café.

A   “Petição Feminina contra o Café”, apresentando à consideração pública as grandes inconveniências ao seu sexo do uso excessivo deste “licor sicativo e debilitante” trazia argumentos em que os homens consumiam muito café, e se tornavam  “infecundos”. Havia também uma reclamação cobre o tempo que os homens gastavam nas cafeterias bebendo essa “água suja, nauseante, desagradável, amarga e escura […]”.

O documento está disponível, na íntegra, em inglês, neste link, e ainda sofre questionamentos sobre sua autoria e conteúdo. Mas, de fato, ele resultou em um documento-resposta dos homens, que defendiam o café e suas propriedades afrodisíacas,também disponível na íntegra em inglês.

A querela teve fim quando as mulheres decidiram fazer, em suas casas, cafés para seus maridos que deixaram de frequentar tanto as Casas de Café e passaram e ficar mais tempo em suas residências e, consequentemente, a praticar o “Esporte de Vênus”, como era chamado o sexo, mudando, assim, a rotina das donas de casa e sua relação com o café.



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: