Dy Eiterer
É Primavera! Floresce a Cultura!
Desde 2007, o Instituto Brasileiro de Museus – Ibram – coordena uma breve temporada de atividades culturais e de conhecimentos que envolvam os museus e centros culturais do país.
O evento ocorre, como o nome “Primavera dos Museus” sugere, logo na chegada da estação da flores. O tema central é definido pelo Ibram, que incentiva a criação e execução de atividades abertas ao público em geral que sejam abrangentes do ponto de vista histórico, social e cultural, interligando várias áreas do conhecimento e estimulando a criatividade dos gestores dos espaços de memória.
No site do Ibram estão listados os objetivos do evento: promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros; aumentar o público visitante; e intensificar a relação dos museus com a sociedade.
A participação de instituições museológicas e centros culturais desde a primeira edição vem crescendo e atingindo mais pessoas com atividades diversas que envolvem exibições de filmes, palestras, oficinas, visitas guiadas, peças teatrais e uma diversidade de ações relacionadas à Educação Patrimonial.
Em Juiz de Fora, é a primeira vez que o Centro Cultural Bernardo Mascarenhas – CCBM – participa da Primavera, com o objetivo de resgatar a memória da Manchester Mineira através de exposições variadas. É um momento de inserir a comunidade em um espaço como o CCBM promovendo um sentimento de pertencimento ao mesmo tempo em que se estreita o contato com as artes.

A programação completa está na página da FUNALFA, mas adiantamos pra você:
CCBM
24 a 27/9 – 09h30 às 11h e 14h30 às 16h
VISITAS MEDIADAS – Reconhecimento do prédio e sua história bem como as exposições e funções atuais. Voltado para turmas em geral.
24 a 27 de setembro, em dois horários diários: às 09h30 e às 14h30.
Duração: 1h30
As visitas serão feitas com turmas de até 30 pessoas.
É necessário agendar a visita pelo email ccbmjf@gmail.com ou pelo telefone 32 3690-7052
24 a 29/09 – 09h às 21h
EXPOSIÇÃO – “Memória Viva- Santos Dumont”, galeria Alternativo I – organização de Thiago Wierman
24 a 29/09 – 09h às 21h
EXPOSIÇÃO – “Ensaio sobre Raio Raízes ” exposição fotográfica de Guilherme Borges. Galeria Narcisse Szymanowski.
24 a 29/09 – 09h às 21h
EXPOSIÇÃO – Exposição coletiva ” Duplo Negativo” – curadoria de Ricardo Cristófaro. Galeria Celina Bracher.
24 a 29/09 – 09h às 21h
EXPOSIÇÃO – ” Pedra no Papel” exposição de Iriê Salomão. Galeria Heitor de Alencar.
24 a 29/09 – 09h às 21h
EXPOSIÇÃO – 5ª MOSTRA CULTURAL ARTES E CONQUISTA: “PLURALIDADE DAS POÉTICAS” – Associação Bromélias.
26/09/2019 – 19h às 21h
VISITA MEDIADA – Visita guiada noturna pelo Centro antigo de Juiz de Fora desde o Centro Cultural Bernardo Mascarenhas até o Museu Ferroviário de Juiz de Fora mediada pelo historiador Fabrício Fernandes.
28/09/2019 – 16h às 18h
MESA REDONDA – Mediada pela artista Fernanda Cruzick, a mesa reunirá os artistas em exposição para debater a ocupação do espaço pela arte.
Museu Ferroviário
23 a 27 de setembro, em dois horários diários, às 9h30 e às 14h30.
Duração: 1h30
As visitas serão feitas com turmas de até 40 estudantes
Público: Estudantes de escolas (acima do 6º ano), cursos técnicos ou faculdades.
Confirme os horários disponíveis e pré-agende a participação da turma pelo telefone 3690– 7055 (Museu Ferroviário) ou pelo email contatomfjf@gmail.com.
A inscrição só será confirmada por email através do envio do formulário “SOLICITAÇÃO DE VISITA GUIADA PARA GRUPOS” que deve ser solicitado à equipe do Museu, devidamente preenchido.
Para conferir a programação do Museu Mariano Procópio, é só clicar aqui!
Deixe um comentário