Italianos: venezianos e genovezes na difusão do café

Dy Eiterer

Os italianos eram comerciantes tão hábeis quanto os árabes e os holandeses e a sua relação com o café está intimamente ligada à chegada da bebida na Europa, à sua distribuição e aos métodos de preparo (basta lembrar que, atualmente, as melhores máquinas de café expresso são italianas!).

Foi um botânico italiano, Próspero Alpini, que, em viagem ao Egito com o Cônsul veneziano, começou a estudar algumas plantas e, entre elas, o café. Seu estudo foi publicado em 1591 e continha uma descrição de um cafeeiro.

Nesse momento, vamos lembrar de posts anteriores, quando mencionamos que o café havia sido considerado uma bebida demoníaca e que o Papa Clemente VIII  o abençoou e liberou a bebida para os cristãos. Esse paralelo é importante para falarmos das primeiras cafeterias italianas!

O café havia chegado em Veneza em meados de 1615, mas só em 1643, em Gênova, surgiu o primeiro café público italiano, que inspirou todas as outras cidades italianas, de modo que, havia Casas de Café em praticamente toda a Itália, sempre frequentadas por celebridades e intelectuais, ao exemplo dos outros países.

A partir desse momento, as Botteghe del Caffè foram se expandindo e a cafeteria mais antiga em funcionamento na Itália é o Caffè Florian, na Praça São Marcos, em Veneza, inaugurada em 1720.

Ah, também não podemos esquecer de que foram os italianos que desenvolveram os métodos de se preparar os cafés em casa, como veremos no próximo post!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: